Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Encontro reuniu lideranças da Unicamp e da empresa, além de representantes de órgãos de fomento do governo do estado de São Paulo.

O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) promoveu, no dia 29 de maio, um encontro com a TotalEnergies para fomentar novas possibilidades de colaboração em pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de transição energética e descarbonização no setor de óleo e gás. O encontro contou com a presença do reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner; do diretor de pesquisa e desenvolvimento da TotalEnergies, Samuel Cunha; e do diretor do CEPETRO, Marcelo Souza de Castro.

Também participaram da reunião o diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Pacheco; o gerente de Investimento da Investe SP, Renato de Barros Silva; o coordenador do E-Renova, Rubens Maciel; e a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da TotalEnergies, Isabel Waclawek.

Durante a visita, os participantes também conheceram detalhes do projeto HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável), um distrito de inovação planejado pela Unicamp para impulsionar soluções em sustentabilidade. A TotalEnergies demonstrou interesse em continuar fortalecendo a colaboração com a universidade e seus centros de pesquisa.

Prof. Marcelo Castro - Coordenador do CEPETRO

“Nossa ideia é trazê-los mais fortemente para a Universidade, para que avaliem investimentos em novos projetos e no desenvolvimento de plantas piloto. Queremos que a empresa conheça melhor o que podemos oferecer, compreenda as possibilidades, as parcerias que podem ser firmadas e o que conseguimos desenvolver, destacando o know-how da Unicamp nos novos temas em que eles têm interesse”, explicou Marcelo Souza de Castro, coordenador do CEPETRO.

O reitor disse ter ficado otimista com os resultados. “Foi uma reunião muito proveitosa, com a apresentação de projetos robustos, com atores envolvidos muito interessados. Sobretudo, foi importante porque projetos desta natureza são necessários não apenas para a pesquisa científica, mas, como eles mesmo dizem, pela possibilidade de transformação daquilo que a pesquisa científica pode contribuir para a sustentabilidade e a construção de riquezas para o país”, disse.

“Contamos com a Unicamp e o potencial acadêmico e de pesquisas do estado de São Paulo, assim como as instituições de fomento à pesquisa do estado para, juntos, avançarmos na tecnologia necessária para o desafio de prover energia para um desenvolvimento justo e sustentável”, afirmou Samuel Cunha, diretor de P&D da TotalEnergies.

A reunião reforçou o papel do CEPETRO como catalisador de parcerias estratégicas e protagonista na pesquisa aplicada para a transição energética e a descarbonização da indústria de óleo e gás, contribuindo para soluções inovadoras que atendam às necessidades do mercado e da sociedade.

Entre 2016 e 2024, o CEPETRO firmou 17 projetos de P&D em parceria com a TotalEnergies, consolidando uma colaboração de longo prazo que impulsiona a inovação e a sustentabilidade no setor. Em 2024, essa parceria avançou ainda mais com a criação do Energy Transition Research Center (ETRC), que reúne 11 projetos e mais de 100 pesquisadores, com investimento inicial de R$ 36 milhões.

Texto produzido com informações da Unicamp.

Imagem: Antoninho Perri / Unicamp

Ir para o topo