O CEPETRO sedia três Centros de Pesquisa de excelência, com parcerias com Agência de Fomento do Estado de São Paulo (FAPESP) e empresas privadas.

O EPIC – Centro de Inovação em Produção de Energia, resultado de acordo de cooperação entre Equinor e FAPESP, e cujas linhas de pesquisa terão enfoque na otimização da produção de óleo e gás, considerando tanto a simulação numérica de reservatórios quanto a elevação artificial em cenários de aplicação do pré e pós-sal.
Com abordagem em processos e máquinas mais eficientes, espera-se aumentar a recuperação com menor consumo de energia e, consequentemente, menores emissões de carbono. Um outro importante passo é acelerar a descarbonização, no desenvolvimento de competências com foco em CCUS (Captura e Armazenamento de Carbono).
Além disso, melhorar a eficiência dos processos, a diversificação e a integração dos sistemas de produção de energia são estratégias importantes para reduzir as emissões de carbono. Por essa razão, o escopo do EPIC foi ampliado desde o início, para englobar pesquisa e inovação na área de Energia e Recursos Naturais.
Conheça o EPIC – Acesse: www.epicenergy.org.br

O CINE – Center for Innovation on New Energies, com a missão de realizar pesquisas nas áreas de transportadores de energia densa, armazenamento avançado de energia, metano para produtos e ciências dos materiais computacional e química; resultado de parceria entre Shell e FAPESP e que conta com grupos de pesquisa da Unicamp e de diversas universidades do Brasil e exterior.
Uma grande mudança está ocorrendo no planeta Terra: a transição de uma matriz energética na qual predominam os combustíveis fósseis para uma economia baseada em fontes de energia renováveis e processos sustentáveis.
O CINE participa ativamente desta transição energética, otimizando as novas formas de gerar e armazenar energia, por meio de pesquisa na fronteira do conhecimento, e transferência de tecnologia à indústria.
Conheça o CINE – Acesse: www.cine.org.br

O objetivo do Energy Transition Research Center (ETRC) é transformar o Brasil em líder internacional na transição energética, com projetos que não só ajudam a descarbonizar a produção de petróleo e gás, mas também desenvolvem novas tecnologias em áreas como captura de carbono, energias renováveis – solar e biogás – e baterias.
O ETRC foi construído através de uma parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a empresa multinacional TotalEnergies e Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO).O centro conta com 11 projetos iniciais, que envolvem mais de 100 pesquisadores e representam um investimento total de R$ 36 milhões.