Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Com apoio do CEPETRO, evento da SPE Unicamp discutiu soluções para diminuir emissões de GEEs na indústria O&G

Workshop contou com nove especialistas do setor; apresentações estão disponíveis no YouTube.

Tornar a indústria de óleo e gás mais sustentável, com redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), é essencial no processo de transição energética. E é o que a indústria do setor e a academia vêm buscando. Algumas dessas soluções foram apresentadas no XV Workshop de Petróleo, organizado por estudantes de pós-graduação do curso de Ciências e Engenharia de Petróleo da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, que integram o Capítulo Estudantil da Society of Petroleum Engineers (SPE) da universidade. O evento é organizado anualmente e tem o objetivo de inserir os estudantes de graduação e pós-graduação nas discussões da comunidade petrolífera internacional.

Com o apoio do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO), o workshop foi realizado entre 31 de agosto e 1º de setembro, de forma híbrida, e teve como tema “Energias renováveis e reservatório”. Foram realizadas sete palestras com especialistas da Unicamp, USP e executivos da IBP, SNF Brasil e PRIO — patrocinadora do workshop. Confira aqui as apresentações. Na pauta, soluções tecnológicas como o uso da inteligência artificial, adotada para melhorar operações, monitorar produção e impulsionar eficiência; linguagem de programação Python, como a chave para resolver desafios complexos; e terminais elétricos para acelerar e aumentar a assertividade da perfuração de poços do pré-sal.

“Foi um evento importante para a troca de conhecimento. As empresas apresentaram algumas de suas iniciativas nessa transformação, que é a transição energética. E nós, da academia, mostramos os avanços que estamos fazendo e que podem, no futuro, ser incorporados como inovações pelas empresas, além da relevância de eventos como esse na comunicação entre empresa e universidades”, afirma Rafaela Ferreira, uma das organizadoras do evento, que é mestranda no grupo de pesquisa ALFA (Artificial Lift and Flow Assurance).

“No caso das inovações técnicas e suas aplicações na indústria, foram descritas tecnologias que estão sendo desenvolvidas em laboratórios, como o nosso, como parte das atividades de pesquisa que desenvolvemos”, acrescenta Eshail Miguel Vallejos Melendres, presidente do Capítulo Estudantil e também mestrando no ALFA.

Nesta edição, dos sete palestrantes, cinco eram mulheres. Houve um esforço de trazer mais especialistas mulheres para o evento, em sintonia com o trabalho do Núcleo Win da SPE Unicamp, que busca promover a equidade de gênero na indústria de petróleo e nas áreas de exatas. “O WIN tem como principal objetivo trazer mais mulheres para a área de exatas e mostrar que podemos ocupar esses espaços, na engenharia, matemática, tecnologia, entre outros campos. Há um déficit claro de mulheres nessas áreas, mas essa situação aos poucos está mudando”, afirma Ferreira, que coordena o Núcleo Win na Unicamp.

No evento, também foram arrecadados 30 quilos de alimentos (na forma de ingresso ao evento), que serão destinados ao Lar dos Velhinhos de Campinas, instituição que abriga idosos em situação de vulnerabilidade social. “Faz parte dos valores do Capítulo a responsabilidade social”, destaca Vallejos.

Agora, em mais um esforço colaborativo entre a SPE Unicamp e o Núcleo Win, está sendo realizada outra campanha. Serão arrecadados recursos para a Sociedade Pró Menor Barão Geraldo, voltada para assistência e proteção de crianças e adolescentes desfavorecidos socialmente. A arrecadação será feita pelo PIX tesouraria.speunicamp@gmail.com (PagSeguro), entre os dias 19/09 e 10/10.

<?php echo "teste";?>
Ir para o topo