A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizou, no último dia 12 de setembro, a cerimônia de premiação da 17ª edição do Prêmio Inventores, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O prêmio reconhece as contribuições de docentes, pesquisadores e alunos pela invenção de tecnologias da Universidade que foram licenciadas, absorvidas pelo mercado ou geraram a criação de empresas spin-offs.
Entre os homenageados deste ano, destacam-se os pesquisadores do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO), que foram premiados por suas patentes depositadas em áreas-chave da pesquisa e inovação tecnológica.
• “Composição biocida e método para eliminação de corais invasores em condições subaquáticas”. Autores: Carlos Speglich, Edvaldo Sabadini, Fernando Bonin Okasaki Matheus da Silva Barbosa, Renato Nunes de Souza, Suelen Gauna Trindade Victor Augusto Lício Garcia Vilela
•“Eletrólitos não inflamáveis com aditivo de fluoropolímero e seu uso”. Autores: Hudson Zanin, Raissa Venancio, Rafael Vicentini Syra Kelly Mubarac e Vanderleya Mateus.
• “Membrana separadora compósita para uso em baterias e o processo de produção da membrana separadora”. Autores: André Navarro de Miranda, Elda Xavier Souza Silveira, Gustavo Doubek Maria Ingrid Rocha Barbosa Schiavon e Rubens Maciel Filho
• “Método de transferência de escala de modelos de reservatório para simulação numérica”. Autores: Anderson Carlos Sousa e Santos, Carlos Eduardo Andrade Gomes Barreto, Denis José Schiozer, Hélio Pedrini e Leonildes Soares de Melo Filho.
• “Método e sistema de medição de características de escoamentos bifásicos gás-líquido horizontais baseada em sinais de sensores de pressão piezoelétricos e vibração estrutural”. Autores: Daniely Amorim das Neves, Saon Crispim Vieira, Adriano Todorovic Fabro, Juliana Rangel Cenzi, Bernardo Pereira Foresti e Marcelo Souza de Castro
• “Sistema de medição de características de escoamentos multifásicos, método de demodulação para um sistema de medição de características de escoamentos multifásicos e circuito eletrônico”. Autores: Daniely Amorim das Neves, Saon Crispim Vieira, Juliana Rangel Cenzi, Bruna Rodrigues Barbosa, Bernardo Pereira Foresti, Marcelo Souza de Castro e Adriano Todorovic Fabro.
Essas premiações reforçam a relevância do CEPETRO no cenário de pesquisa tecnológica e sua contribuição para a indústria de energia. O Prêmio Inventores da Unicamp continua a consolidar a posição da universidade como um polo de inovação tecnológica, mostrando que a pesquisa acadêmica é capaz de gerar impactos reais para a sociedade e o mercado.