Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Inspirados pela política de segurança da empresa, ambos os centros avançam rumo à excelência operacional.

O compromisso com a segurança do trabalho e a excelência operacional foi evidenciado mais uma vez no Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) e no EPIC (Centro de Inovação em Produção de Energia). Nos dias 9 e 10 de dezembro, técnicos em Segurança do Trabalho da Equinor, parceira de longa data dessas instituições, realizou uma auditoria abrangente nos laboratórios da sede do CEPETRO e associados, que têm projetos com a empresa, constatando importantes avanços desde a última avaliação, em 2022.

A engenheira Natache do Socorro Dias Arrifano Sassim, supervisora de apoio à pesquisa do CEPETRO, e a técnica em segurança do trabalho Simone Zuin destacaram o progresso contínuo. Desde a primeira auditoria, a contratação de especialistas e a adoção de práticas rigorosas, alinhadas aos padrões internacionais da Equinor, marcaram a trajetória do CEPETRO e do EPIC. “Estamos disseminando uma cultura de segurança e saúde e meio ambiente que abrange não só funcionários, mas também alunos e pesquisadores bolsistas”, explicou Sassim.

Entre as melhorias implementadas estão sinalizações adequadas, planos de gerenciamento de risco e monitoramento contínuo de incidentes e acidentes, cobrindo não apenas obrigatoriedades trabalhistas, mas também a segurança de todos que atuam nos laboratórios, técnicos, alunos bolsistas, pesquisadores e docentes. “Isso demonstra o compromisso do CEPETRO em promover uma cultura de segurança, saúde e meio ambiente no ambiente universitário”, pontua Zuin.

A auditoria englobou laboratórios de ponta, como o recém-inaugurado PVTLab, dedicado a estudar as propriedades de fluidos nas condições do pré-sal brasileiro. Apesar dos desafios financeiros e estruturais do ambiente acadêmico, o compromisso com a excelência foi elogiado. “Nosso trabalho está no caminho certo e já se consolidou como referência em segurança do trabalho e meio ambiente dentro da Unicamp”, afirmou Sassin.

A política de segurança da Equinor, reconhecida por seu robusto arcabouço, tem sido um norteador. A avaliação trouxe sugestões de aprimoramento contínuo, assim como a recomendação de ações para melhorias e cumprimento de requisitos, reforçando a parceria e a busca por padrões ainda mais elevados. Esse reconhecimento reflete o esforço do CEPETRO e do EPIC em se adequar a um ambiente de pesquisa que alia inovação, segurança e sustentabilidade, promovendo um ambiente seguro para o desenvolvimento de tecnologias que impulsionam a indústria energética.

Ir para o topo