Atualizamos toda segunda-feira as chamadas, editais e oportunidades que recebemos. As equipes de pesquisa que se interessarem e tiveram dúvidas quanto a submissão das propostas pode entrar em contato com o CEPETRO pelo e-mail cepetro@cepetro.unicamp.br.
Para acessar toas as informações clique no título da chamada de interesse.
Oportunidades PETROBRAS
OP2755 – Estudo da Influência de Particulados na Formação e Estabilização de Emulsões
Prazo para envio de propostas: 03/05/2025
Status: Aberta para envio de proposta
Com relação à particulados relacionados à formação e estabilização de emulsões, avançar em sua caracterização, entender melhor sua influência e os fenômenos de estabilização de emulsões relacionados e gerar metodologia alternativa à ASTM 4807 para quantificação de sólidos inorgânicos em correntes de petróleo
OP2806 – Estudo das reações de desoxigenação no coprocessamento de cargas renováveis com fósseis no craqueamento catalítico (FCC)
Prazo para envio de propostas: 04/05/2025
Status: Aberta para envio de proposta
O objetivo geral do projeto é estabelecer relações entre propriedades de materiais catalíticos (zeólitas, óxidos, metais) e os caminhos/mecanismos das reações de desoxigenação para fundamentar desenvolvimento futuro de novos catalisadores para coprocessamento. Os objetivos específicos são:
Testar materiais com compostos modelos oxigenados representativos do bio-óleo e do óleo vegetal puros e coprocessados com um hidrocarboneto representativo de uma corrente fóssil, para verificar os mecanismos de desoxigenação e com isso selecionar materiais catalíticos promissores.
Testar catalisadores/materiais promissores no coprocessamento com cargas reais (gasóleo, bio-óleo e óleo vegetal) para verificar seus efeitos nos rendimentos e na qualidade dos produtos como também para corroborar na validação dos mecanismos de desoxigenação dos estudos fundamentais.
Prazo para envio de propostas: 06/05/2025
Status: Aberta para envio de proposta
O principal objetivo do projeto é desenvolver um Atlas Geoquímico da Margem Atlântica Africana, correlacionando-o com os sistemas petrolíferos brasileiros, a fim de ampliar o conhecimento sobre as bacias sedimentares e identificar novas oportunidades exploratórias.
Para isso, os objetivos específicos incluem: Caracterizar os sistemas petrolíferos africanos: Identificar os elementos que compõe os sistemas petrolíferos africanos, com dados obtidos a partir de amostras de óleo e de rocha geradora. Imagens de satélite para identificação de oil seeps naturais e demais dados necessários para a devida caracterização dos sistemas petrolíferos da área.
Modelar em 3D as bacias africanas: Representar tridimensionalmente a evolução tectônica, sedimentar e os sistemas petrolíferos das bacias africanas, gerando modelos robustos para compreensão da evolução geológica dos sistemas petrolíferos.
Reconstruir o contexto paleogeográfico: Entender os eventos tectônicos e sedimentares associados ao rifteamento do Atlântico Sul e suas implicações para os sistemas petrolíferos.
Fortalecer a cooperação acadêmica e tecnológica: Estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa para promover inovação e capacitação.
Prazo para envio de propostas: 07/05/2025
Status: Aberta para envio de proposta
O projeto objetiva a obtenção de uma visão holística das tecnologias de armazenamento de energia (TAEs). Dessa forma, é de deve-se desenvolver de uma ferramenta que disponibilize informações atualizadas e previsões futuras das TAEs permitindo um rápido acesso a dados de interesse. Nesse sentido, deverá ser desenvolvido um painel dinâmico (Power Bi), associado a ferramenta de inteligência artificial (IA), para apresentação textual, gráfica e ilustrativa dessas informações. O painel deve permitir a análise comparativa entre as TAEs, para diferentes condições de operação e capacidade (potência e energia), acelerando a tomada de decisão com relação à escolha da tecnologia mais apropriada para investimento, seja ele em PD&I ou em implantação de unidade comercial. O painel, suportado pela ferramenta de IA, também deve ser capaz de fornecer um roadmap tecnológico das TAEs, partindo do cenário atual até um horizonte futuro.
De forma a possibilitar a análise comparativa das TAEs, é necessário avaliar os aspectos técnicos, econômicos e ambientais. Assim, se objetiva ter uma visão da prontidão tecnológica e comercial das TAEs, qual o nível atual e qual a previsão para o seu uso em plantas de demonstração e comercial. Para análise econômica, é importante a determinação de diferentes parâmetros de desempenho tais como valor presente líquido (VPL), custo nivelado de armazenamento (LCOS – Levelized Cost of Storage), RADP ¿Required Average Discharge Price, RAOP – Required Average Operational Profit e RAPS – Required Average Price Spread. Para a avaliação dos aspectos ambientais deverão ser realizadas análises do ciclo de vida das tecnologias, avaliando tanto a questão hídrica, como a de emissão de carbono.
Objetivando uma rápida atualização do banco de dados, tendo em vista a efervescente evolução das TAEs, o painel deverá contar com auxílio do uso de IA para a mineração de dados de diferentes tipos de arquivos, bem como aqueles disponíveis na web.
Prazo para envio de propostas: 14/05/2025
Status: Aberta para envio de proposta
Desenvolver solução funcional que integre tecnologias digitais (RA, RV, IA, ML, Block Chain, IoT …), mecanismos digitais e otimização sistêmica p/ identificar o tipo de LIBRA, propor sua respectiva Matriz de execução, controlar e auditar suas instalação e remoção empregadas em unidades de produção de gás (caso de teste UTGCAB – Cabiúnas) e tb potencializar o acesso e manutenção da documentação relacionada a atividade considerando as seguintes premissas:
i. Atender o padrão PE-1PBR-01448;
ii. Emprego e integração de dispositivos físicos, digitais ou não, na execução da LIBRA;
iii. Estabelecer integração com os sistemas de registro, controle e gestão existentes;
iv. Propor otimização de processos e sistemas existentes se necessário;
v. Integração com sistemas supervisórios p/ validar estado dos elementos operacionais;
vi. Integrar elementos de análise de grafos sobre elementos de representação digital na proposta do LIBRA (e.g. CAD, BIM, …);
vii. Emprego em ambiente ATEX considerando execução, gestão e uso de dispositivos físicos digitais;
viii. Identificar e visualizar, via painel de informações, a posição da LIBRA, estado de execução, TAG de dispositivos, responsáveis, liberadores e demais dados conforme padrão citado;
ix. Propor a Matriz a ser executada, a partir da integração / conhecimento dos dados identificando previamente: riscos com base no histórico de eventos, dispositivos físicos a serem empregados e elementos do workflow;
x. Emprego de visualização assistida p/ simulação e treinamento da execução da LIBRA;
xi. Poderá ser dividida em partes, considerando desenvolvimento de meios físicos e de gestão;
xii. Estabelecer os processos de gestão de dados e workflow necessários;
xiii. Considerar dados e informações extraídas de sistemas correlatos, e.g. dados de manutenção, pedidos de trabalho, registro de anomalias, …;
xiv. Interface (Web ou APP) p/ apresentar os resultados obtidos e, o acesso aos dados, podendo ser disponibilizada em nuvem.
Prazo para envio de propostas: 28/05/2025
Status: Aberta para envio de proposta
Este trabalho visa à determinação de uma tolerância maior ao dano através de um estudo conforme recomendações da norma ISO 22889-1 para ensaios de resistência ao jato de fogo.