Tecnologias do centro se destacaram na premiação, que reuniu 141 inventores em sua 18ª edição.
O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Unicamp reafirmou sua posição de referência em inovação ao ter cinco projetos premiados na 18ª edição do Prêmio Inventores da Inova Unicamp, realizada em 21 de agosto, em Campinas (SP). Os resultados refletem a capacidade do centro em transformar ciência em soluções aplicáveis à indústria de energia e à transição energética, envolvendo desde a gestão de reservatórios até tecnologias para baterias, escoamento de fluidos, detecção de vazamentos e aprimoramento sísmico.
Inovações premiadas – Entre os projetos contemplados estão um método inovador para regularização de dados sísmicos, desenvolvido em parceria com a Petrobras, um dispositivo eletroquímico criado para caracterização de eletrodos e eletrólitos em condições reais de operação de baterias, licenciado pela Shell, e um software baseado em aprendizado de máquinas para prever a vida útil de baterias, desenvolvido em colaboração com a TotalEnergies. Também foram reconhecidos um método e dispositivo para controle de desemulsificação química em escoamentos, criado em parceria com a Petrobras, e a rede neural AN24LD para detecção de vazamentos em dutos, desenvolvida em colaboração com a Shell.
Esses avanços reforçam o papel do CEPETRO como polo de excelência científica e tecnológica, capaz de gerar conhecimento de ponta e, ao mesmo tempo, contribuir diretamente com soluções aplicadas aos desafios da indústria de energia
A edição de 2025 do Prêmio Inventores reuniu 141 inventores reconhecidos em diferentes categorias, incluindo 133 profissionais envolvidos em contratos de propriedade intelectual licenciada, oito inventores de tecnologias absorvidas pelo mercado e seis spin-offs acadêmicas criadas em 2024. Além das premiações individuais, a Inova Unicamp homenageou 275 inventores por terem comunicado suas invenções desenvolvidas na Universidade e concedeu os troféus de Unidade Destaque à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), pela proteção da propriedade intelectual, e à Faculdade de Engenharia Química (FEQ), pela transferência de tecnologia.
Confira a lista completa de projetos e pesquisadores premiados no site da Inova: https://www.inova.unicamp.br/premioinventores/edicoes/edicao-2025/