Chamadas e Editais

Atualizamos toda segunda-feira as chamadas, editais e oportunidades que recebemos. As equipes de pesquisa que se interessarem e tiveram dúvidas quanto a submissão das propostas pode entrar em contato com o CEPETRO pelo e-mail cepetro@cepetro.unicamp.br.

Para acessar toas as informações clique no título da chamada de interesse.

Prazo para envio de propostas: 14/05/2025

Status: Aberta para envio de proposta

Desenvolver solução funcional que integre tecnologias digitais (RA, RV, IA, ML, Block Chain, IoT …), mecanismos digitais e otimização sistêmica p/ identificar o tipo de LIBRA, propor sua respectiva Matriz de execução, controlar e auditar suas instalação e remoção empregadas em unidades de produção de gás (caso de teste UTGCAB – Cabiúnas) e tb potencializar o acesso e manutenção da documentação relacionada a atividade considerando as seguintes premissas:

i. Atender o padrão PE-1PBR-01448;

ii. Emprego e integração de dispositivos físicos, digitais ou não, na execução da LIBRA;

iii. Estabelecer integração com os sistemas de registro, controle e gestão existentes;

iv. Propor otimização de processos e sistemas existentes se necessário;

v. Integração com sistemas supervisórios p/ validar estado dos elementos operacionais;

vi. Integrar elementos de análise de grafos sobre elementos de representação digital na proposta do LIBRA (e.g. CAD, BIM, …);

vii. Emprego em ambiente ATEX considerando execução, gestão e uso de dispositivos físicos digitais;

viii. Identificar e visualizar, via painel de informações, a posição da LIBRA, estado de execução, TAG de dispositivos, responsáveis, liberadores e demais dados conforme padrão citado;

ix. Propor a Matriz a ser executada, a partir da integração / conhecimento dos dados identificando previamente: riscos com base no histórico de eventos, dispositivos físicos a serem empregados e elementos do workflow;

x. Emprego de visualização assistida p/ simulação e treinamento da execução da LIBRA;

xi. Poderá ser dividida em partes, considerando desenvolvimento de meios físicos e de gestão;

xii. Estabelecer os processos de gestão de dados e workflow necessários;

xiii. Considerar dados e informações extraídas de sistemas correlatos, e.g. dados de manutenção, pedidos de trabalho, registro de anomalias, …;

xiv. Interface (Web ou APP) p/ apresentar os resultados obtidos e, o acesso aos dados, podendo ser disponibilizada em nuvem.

Status: Aberta para envio de proposta

Implantação do ambiente BasinModelingFlow para a execução de workflows de simulações de processos geológicos e scripts criados pelos usuários de forma integrada oferecendo recursos de orquestração, proveniência e versionamento das simulações. A plataforma permitirá a comparação dos resultados gerando diferentes cenários com parametrizações distintas permitindo o seu uso em estudos de modelagens de sistemas petrolíferos e análise de riscos para a avaliação das incertezas utilizando tanto os simuladores da Petrobras quanto os simuladores comerciais como o PetroRisk (SLB). Essas informações de proveniência e versionamento serão geradas para permitir a reexecução de simulações previamente executadas permitindo a avaliação de diferentes cenários de simulação.

OP2865 – BasinModelingOSDU Camada semântica para Integração de Simuladores de Processos Geológicos baseada no OSDU

Prazo para envio de propostas: 15/05/2025

Status: Aberta para envio de proposta

Implantação de uma camada semântica de definição dos dados geoquímicos e geológicos da área de modelagem de sistemas petrolíferos. Esse ambiente permitirá a integração de simuladores de processos geológicos facilitando o intercâmbio de dados e modelos entre os simuladores Petrobras, comerciais e plataformas de dados da EXP usando os mecanismos de interoperabilidades presentes na plataforma OSDU (Open Subsurface Data Universe). Essa camada será agregada à plataforma Genesis para permitir a execução integração de Simuladores de Processos Geológicos.

OP2869 – Avaliação de Integridade de Reparos Compósitos de Painés Navais após Degradação em Hidrocarboneto

Prazo para envio de propostas: 21/05/2025

Status: Aberta para envio de proposta

a) Avaliar degradação mecânica do reparo com material compósito em óleo para aplicação interna de tanque. Deverão ser realizados testes de avaliação segundo os requisitos do documento Requirements for Bonded and Composite Repairs of Steel Structures and Piping da ABS ¿ Chapter 1 – Bonded and Composite Repairs of Steel Structures, https://ww2.eagle.org/content/dam/eagle/rules-and-guides/current/other/332_req_composite_repairs_2022/composite-repairs-reqts-nov22.pdf. Deverão ser realizados testes em painéis em escala reduzida com e sem reparo compósito.

Será necessário avaliação de modelagem de elementos finitos prevendo o carregamento de ondas e movimentação de fluido interno de tanques. Incluir onda centenária.

b) Qualificar 3 a 4 fornecedores a ser definido posteriormente.

c) Avaliar degradação de reparo executado em costado da plataforma após 10 anos. Serão necessários testes de degradação conforme documento Requirements for Bonded and Composite Repairs of Steel Structures and Piping da ABS ¿ Chapter 1 – Bonded and Composite Repairs of Steel Structures.

Necessário acompanhamento do vistoriador da Classe ABS.

Prazo para envio de propostas: 28/05/2025

Status: Aberta para envio de proposta

Este trabalho visa à determinação de uma tolerância maior ao dano através de um estudo conforme recomendações da norma ISO 22889-1 para ensaios de resistência ao jato de fogo.

OP2860 – Avaliação do potencial de biodeterioração de misturas de óleo diesel com altos teores de biodiesel

Prazo para envio de propostas: 28/05/2025

Status: Aberta para envio de proposta

Avaliar o efeito da adição de altos teores de biodiesel em mistura com óleo diesel sobre a atividade degradadora de microrganismos, determinar o impacto da atividade biodegradadora sobre a qualidade das misturas de óleo diesel com altos teores de biodiesel, através de ensaios em condições semelhantes às do ambiente operacional e construir um modelo matemático preditivo de biodeterioração de misturas de óleo diesel com biodiesel.

OP2855 – Ambiente de fluxos simbólicos para aplicações de imageamento sísmico em HPC

Prazo para envio de propostas: 29/05/2025

Status: Aberta para envio de proposta

O projeto visa aprimorar a forma como fluxos de imageamento sísmico são processados e executados em ambientes de alto desempenho computacional (HPC), integrando tecnologias avançadas e melhorando a experiência do usuário. Busca-se implementar, validar e testar operadores baseados em equações de onda elástica para modelagem direta, adjunta e gradiente, adaptados para meios com diferentes simetrias anisotrópicas. Estes operadores serão aplicados no desenvolvimento de aplicações avançadas como Migração Reversa no Tempo por Mínimos Quadrados (LSRTM) e Inversão de Forma de Onda Completa (FWI), técnicas cruciais para o setor de processamento de dados sísmicos e caracterização de reservatórios.

OP2740 – Digital Twin de Ancoragem: qualificação de dados monitorados para detecção de rompimento de linha e monitoração de fadiga através de sensores virtuais

Prazo para envio de propostas: 05/06/2025

Status: Aberta para envio de proposta

Desenvolver, aperfeiçoar e implementar novos métodos, algoritmos e rotinas associadas aos módulos do Digital Twin de ancoragem Monk*, SDRL** e SMO*** com o objetivo de melhorar a qualidade dos dados, reduzir falsos positivos de identificação de rompimento e trazer confiabilidade na identificação de rompimento de Unidade que possuem grande quantidade de linhas de ancoragem visando maior segurança operacional às plataformas flutuantes da Petrobras.

* O MonK (Monitoring Kernel) é um sistema automático de gerenciamento de módulos de monitoração que busca informações em diversas fontes de dados; gerencia análises utilizando esses dados, e disponibiliza os resultados no banco de dados SMO.

** O Sistema de Detecção de Rompimento de Linhas SDRL visa identificar eventos de rompimento de linhas através de análises numéricas de dados de movimento monitorados em campo.

*** O Sistema de Monitoração Offshore (SMO) é um banco de dados que recebe, organiza e disponibiliza dados de plataformas: posição, calado, período natural etc. provenientes de sensores físicos (GPS, acelerômetros) ou virtuais (módulos do Monk). Os sensores virtuais do MonK são rotinas computacionais que, a partir de dados medidos, fornecem dados calculados de maneira contínua e automática (trações em linhas de ancoragem a partir do movimento da plataforma, calado das embarcações em função de dados de volume dos tanques, etc).

OP2839 – Plataforma de otimização de Cenários de Carbono Neutro

Prazo para envio de propostas: 06/06/2025

Status: Aberta para envio de proposta

Desenvolver uma metodologia que incorpore a complexidade e incertezas dos cenários de futuros na otimização de balanço de utilidades (energia elétrica, combustíveis, água e hidrogênio). As incertezas podem ser traduzidas em disponibilidade (com por exemplo quantidade em massa, disponibilidade por estado) e dispersão de Preços (considerando a sazonalidade por exemplo, PLD sombra/horário e pressões econômicas) futuros de Biomassa. A Complexidade é devido a disponibilidade de diferentes rotas tecnológicas que podem ser consideradas para viabilizar um roadmap mais adequado visando alcançar o carbono neutro.

OP2873 – Aumento da preditividade das simulações de reservatórios baseado na representação com malhas não-estruturadas e no acoplamento adaptativo do reservatório com sistema de produção

Prazo para envio de propostas: 07/06/2025

Status: Aberta para envio de proposta

Implementação de métodos de simulação com malhas não estruturadas em software in-house, disponibilizado pela Petrobras.

Otimizar solução numérica em malha não estruturada baseada em elementos, reduzindo o número de elementos da malha e mantendo a acurácia da solução; Testar e aprimorar gerador de malhas não-estruturadas utilizando modelos proxy fornecidos pela Petrobras; Implementar uma estrutura de cálculo com implicitude adaptativa envolvendo em simulador baseado em elementos, poços e equipamentos de superfície, onde poços e instalações de superfície são representado via tabelas.

Avaliar diversos cenários de produção importantes para a Petrobras, como injeção de água, WAG e CCS.